sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os Espíritos e o Mundo Espiritual

Escrito por Victor Rebelo

Os espíritos constituem todo um mundo à parte, que preexiste e sobrevive ao mundo físico. Mas, estes dois mundos estão em constante relação, reagindo incessantemente um sobre o outro.

Devido ao sucesso do livro Nosso Lar e, mais recentemente, do filme, muitas pessoas pensam que o mundo dos espíritos se localiza no espaço. Na verdade, o mundo espiritual está em toda parte. Os espíritos habitam o nosso planeta, fazendo parte – sem que a maioria se dê conta – do nosso cotidiano. Influenciam nossos pensamentos, compartilham sentimentos e emoções e nos induzem a ações variadas, do altruísmo puro aos atos mais pueris e inferiores que o ser humano é capaz de cometer. Mais do que isso; “(...) os espíritos são uma das forças da Natureza e instrumentos de que Deus se serve para a realização dos seus desígnios providenciais (...)” – O Livro dos Espíritos, questão 87.

Mas a liberdade dos espíritos varia de acordo com o grau de evolução de cada um. Há determinadas regiões espirituais em que os espíritos mais ligados ao plano material não têm acesso.
Não sabemos definir a origem do espírito. Ele faz parte de uma realidade que preexiste e transcende a matéria, em seus incontáveis graus de densidade. Talvez, o máximo que raríssimas pessoas consigam é perceber a essência espiritual por meio de estados ampliados da consciência, via meditação.

Os espíritos que orientaram Kardec tentaram traduzir em palavras a “forma” do espírito, dizendo: “(...) O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea.” – OLE, q.88. Entendo que se trata de uma analogia, não significando que o espírito – em essência – tenha essa forma, pois qualquer forma pressupõe algum tipo de matéria/energia, e espírito não é matéria.

O espírito possui um corpo, que podemos definir como energético, vaporoso, sutil, astral... enfim, uma espécie de cobertura que permite que ele se manifeste e interaja no meio em que vive. Esse corpo, elo de ligação do espírito com o corpo físico, é chamado de perispírito. Geralmente, nos seres ainda vinculados ao nosso planeta, ele tem a mesma aparência do corpo físico que o espírito tinha na última encarnação. Mesmo você, que está encarnado, possui o perispírito. É um corpo etéreo; por isso, os espíritos mais depurados conseguem se mover com a velocidade de um pensamento, penetrando toda matéria. Eles podem, inclusive, irradiar seu pensamento para vários pontos, fazendo-se presente em todos.

Os espíritos comunicam-se conosco, agem em nosso meio de acordo com suas possibilidades, ao mesmo tempo em que mantêm toda uma sociedade no mundo espiritual que se assemelha em muito com nosso modo de viver, conforme a evolução daqueles que a compõem. Dessa forma, os espíritos são uma realidade muito próxima da gente, e podem trazer o amparo ou a desgraça de muitos. E você... está consciente dessa realidade espiritual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário