sexta-feira, 7 de agosto de 2009

TERAPIA ESPÍRITA PARA O TRATAMENTO DA OBSESSÃO

I - RECURSOS SUBJETIVOS OU INTERNOS:
“No que diz respeito ao problema da obsessão espiritual, o paciente é, também, o agente da própria cura.” (Grilhões Partidos – Manoel P. de Miranda).
1. PRECE
“Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor”. (A Gênese – Allan Kareec – Cap. XIV, item 46)
O poder da prece está no pensamento, tendo como principal requisito a fé.
“Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: ‘eu creio’, mas afirmar ‘eu sei’, com todos os valores da razão, tocados pela luz do sentimento”. (Emmanuel - O Consolador, questão 354)
2. O PENSAMENTO E A VONTADE
“Vigiai e Orai” (Jesus)
“(...) é no mundo mental que se processa a gênese de todos os trabalhos de comunhão de espírito a espírito”. “a mente pode ser comparada a espelho vivo, que reflete as imagens que procura”. (Emmanuel)
3. BUSCA DO CONHECIMENTO
Quando o indivíduo apresenta condições, as lições do Espiritismo e do Evangelho devem ser gradualmente ministradas, o que demanda tempo e paciência, perseverança e amor.
4. PRÁTICA DO BEM
A caridade é o amor em ação
A constante renovação manifestada no trabalho fraternal termina por comover o agente perseguidor.
ESE: “Não há coração tão perverso que, mesmo a seu mau grado, não se mostre sensível ao bom proceder”. (Cap. XII – item 5)
5. REFORMA ÍNTIMA
“A grande maravilha do amor é o seu divino contágio”
A reforma íntima é a nossa transformação para o bem. É a nossa auto-evangelização. É o processo contínuo a exigir de nós constante esforço. Através de sua reforma interior, a criatura realiza o seu processo de autodesobsesão.
“Cada homem é uma casa espiritual que deve estar, por deliberação e esforço do morador, em contínua modificação para melhor”. (Emmanuel – Vinha de Luz)
“O mais poderoso meio de combater a influência dos maus Espíritos é aproximar-se o mais possível da natureza dos bons”. (LM – Cap. XXIII, item 254)
“A cura da obsessão é uma autocura” (Herculano Pires)
II - RECURSOS OBJETIVOS OU EXTERNOS:
1. PASSE
2. ÁGUA MAGNETIZADA
3. APOIO FAMILIAR
“O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma”. (Espírito Neio Lúcio)
O Evangelho no Lar
4. REUNIÃO PÚBLICO-DOUTRINÁRIA
5. REUNIÃO DE APOIO VIBRATÓRIO
6. REUNIÃO DE DESOBSESSÃO